Já foi dada a largada para a realização da oitava edição do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, que está com inscrições abertas até 18 de julho. Uma das etapas mais importantes de auditoria e fiscalização do processo eleitoral, o Teste ocorrerá em 2025 de 1º a 5 de dezembro, em espaço preparado e reservado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. (Foto ilustração)
A realização do Teste Público é uma demonstração clara do compromisso da Justiça Eleitoral (JE) com a integridade do processo eleitoral. Ao promover uma avaliação dos sistemas eleitorais aberta e participativa, o TSE busca garantir, de maneira permanente, que as eleições ocorram de forma segura, transparente e confiável, reafirmando a credibilidade do sistema eletrônico de votação e apuração perante a sociedade.
O Teste da Urna será realizado no sistema eletrônico de votação e apuração que a Justiça Eleitoral usará nas Eleições Gerais de 2026. Segundo o edital de convocação do evento, as atividades envolvem várias etapas, desde a apresentação dos sistemas eleitorais aos participantes até o recebimento e a execução dos planos de teste.
Inscrições
Poderão participar do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, na condição de investigadora ou investigador, cidadãs e cidadãos brasileiros maiores de 18 anos, individualmente ou em grupo, mediante apresentação de documentação comprobatória.
Para realizar a inscrição, que foi aberta no dia 30 de junho e termina em 18 de julho, é preciso encaminhar o formulário preenchido e os documentos comprobatórios exigidos no edital. As inscrições devem ser feitas por meio da página oficial do Teste Público da Urna 2025, na qual também serão publicadas todas as informações, o calendário, os prazos e os resultados do evento.
A participação no Teste é limitada a até 15 inscrições, individuais ou em grupo, e os grupos poderão ter até três participantes cada – na edição anterior, um grupo podia ser composto de até cinco membros. Terá a inscrição selecionada a investigadora, o investigador ou o grupo que tiver pelo menos um plano de teste aprovado pela Comissão Reguladora.
Sorteio público
A participação presencial nas atividades do evento será limitada a 45 investigadores de forma simultânea, para garantir o bom andamento dos trabalhos. Se o número de inscrições selecionadas extrapolar o estabelecido, será realizado sorteio público, em data e horário a serem divulgados no site do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025. O sorteio será transmitido ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Datas
As inscrições aprovadas serão publicadas no dia 29 de julho. No dia 30, será aberto o prazo para a apresentação de recursos referentes às inscrições não aprovadas, que terminará em 1º de agosto. Já no dia 8 de agosto, serão divulgados os resultados dos recursos e da lista atualizada das inscrições aprovadas.
No período de 6 a 24 de outubro, as investigadoras e os investigadores aprovados deverão encaminhar os respectivos planos de teste e documentos complementares, se houver. No dia 14 de novembro, será publicado o resultado dos recursos sobre os planos de teste e da lista atualizada dos planos de testes aprovados. (Fonte: TSE)

No Comment! Be the first one.