Drones para pulverização, armadilhas nacionais e importadas, tinta repelente e bicicletas elétricas. Todas essas ferramentas tecnológicas estarão presentes em Vitória da Conquista a partir do lançamento, nesta terça-feira (10), da campanha “São João sem Dengue”, que aposta em tecnologias inovadoras e no engajamento da população para combater o Aedes aegypti. (Foto ilustração)
O evento, realizado no auditório Lúcia Dórea (Cemae), contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, da secretária de Saúde, Fernanda Maron, da subsecretária de Saúde, Kalili Lemos, do representantes do Ministério da Saúde, Glauber Almeida, do presidente do Instituto de Saúde e Ação Social (ISAS), Radical Galiano, do coordenador de Epidemiologia da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Marcelo Soares, da presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs), Rita Suzana, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Tassis de Oliveira, além dos agentes de saúde.
Coordenado pelo ISAS, o projeto de vigilância e controle de arboviroses terá duração de até um ano, e tem por objetivo reduzir os casos de arboviroses, principalmente a dengue. Para isso serão utilizadas tecnologias inovadoras integradas às ações já existentes que permitem a produção de dados precisos específicos, um elo eficiente de comunicação, informação e orientação entre a gestão pública e o cidadão sobre os principais problemas de saúde pública do município em decorrência da presença do mosquito Aedes aegypti.
Sheila Lemos ressaltou o caráter inovador da iniciativa, que busca assegurar um São João seguro e tranquilo para todos os munícipes e visitantes. “São ações inovadoras no município para que possamos, definitivamente, combater esse mal. Graças a Deus e ao trabalho de nossa equipe da Secretaria Municipal de Saúde, nenhum óbito até o momento, em 2025, e o número de casos está equilibrado”, afirmou. Ela destacou a importância da colaboração de todos – empresas, igrejas e a população em geral – na eliminação dos focos do mosquito, reiterando o papel da educação na prevenção. Entre as novidades apresentadas, a prefeita mencionou “as bicicletas elétricas, as armadilhas em 3D e drones para pulverização”, que prometem impulsionar o combate à dengue no município.
Radival Galiano expressou otimismo quanto aos resultados. “O ISA é um instituto de ações sociais e educativas, e a gente valoriza a vida. Nós percebemos, algum tempo atrás, que os índices de dengue no município de Conquista, um município importante, chegou a níveis alarmantes”, disse. A parceria com a Prefeitura, segundo ele, visa diminuir esses índices e, consequentemente, buscar a qualidade de vida e o conforto dos cidadãos. (Ascom/PMVC)

No Comment! Be the first one.