O Ibovespa (IBOV) encerrou a sessão em queda pelo quarto dia consecutivo, com fraqueza dos índices de Wall Street. As medidas de ‘recalibragem’ do decreto de aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a derrocada das ações da Petrobras (PETR3;PETR4) e as negociações comerciais entre Estados Unidos e China movimentaram o pregão. (Foto ilustração)
Nesta segunda-feira (9), o principal índice da bolsa brasileira fechou aos 135.699,38 pontos, com queda de 0,30%. Durante a sessão, o Ibovespa chegou a cair mais de 1%.
No cenário doméstico, a “recalibragem” do IOF concentrou as atenções dos investidores. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o recuo parcial das medidas sobre o tributo será compensada por uma taxação de títulos atualmente isentos, com os LCIs e LCAs, e cobranças maiores sobre apostas online e instituições financeiras.
O governo deve apresentar a medida provisória (MP) ainda nesta semana. A expectativa é de que a MP seja divulgada nesta terça-feira (10). (Reuters)

No Comment! Be the first one.