Está em tramitação na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Indicação nº 253/2025, que prevê a criação de concurso público para turismólogos na Prefeitura de Salvador. A matéria, de autoria do vereador João Cláudio Bacelar (Podemos – foto ilustração), defende o espaço para a categoria em virtude do potencial turístico da capital baiana.
De acordo com a proposta, “Salvador é um dos principais destinos turísticos do Brasil, com expressiva importância histórica, cultural e econômica. Afinal, o turismo é um dos pilares estratégicos do desenvolvimento sustentável da capital da Bahia”.
O cargo de turismólogo é regulamentado pela Lei Federal nº 12.591/2012 e representa um instrumento estratégico para a administração pública alcançar melhores resultados na formulação e execução de programas turísticos, segundo o vereador.
Bacelar defende o investimento na categoria para ocupação de cargos efetivos e estratégicos na administração pública direta e indireta. “Precisamos preencher essa lacuna de qualificação técnica da mão de obra atuante no turismo de Salvador. O turismólogo é peça-chave para que o município continue sendo um destino atrativo, sustentável, inclusivo e culturalmente respeitoso. Sua atuação impacta diretamente na qualidade da experiência do turista e no bem-estar da população local”, disse. (Ascom/CMS)

No Comment! Be the first one.