Moradora de Paripe, em Salvador, Eliane Ramos dos Santos, de 63 anos, vive sozinha e tem na pesca artesanal a principal fonte de renda. Marisqueira experiente, ela coleta sururu e outros frutos do mar nas praias da região do Subúrbio para preparar caldos que revende no próprio bairro durante a semana. Há cerca de três meses, Eliene viu a própria rotina mudar ao participar do curso 60+Tech, promovido pela Prefeitura na Unidade Projeto Convivendo & Aprendendo, em Paripe.
O curso, voltado para pessoas com 60 anos ou mais, é uma iniciativa do Parque Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). O objetivo principal é a inclusão digital da pessoa idosa, por meio do ensino prático sobre o uso de smartphones, aplicativos de mensagens, redes sociais e transferências via Pix, entre outras ferramentas tecnológicas.
Antes do curso, Eliene conta que enfrentava dificuldades para utilizar o celular e, por isso, acabava dependendo de outras pessoas até para realizar as próprias vendas. Hoje, ela já utiliza os conhecimentos adquiridos para administrar melhor seu pequeno negócio. “Agora eu sei passar Pix, consigo fazer contas no celular, dar troco certo e até atender meus clientes melhor”, relata.
Além de facilitar as vendas e a organização financeira, o acesso às tecnologias também ampliou a confiança e independência. “Às vezes, eu perdia venda porque não sabia como receber. Agora, com o celular, tudo ficou mais prático e eu me sinto segura”, diz.
A coordenadora do projeto, Gabrielle Souza, explica que o 60+Tech atua como uma ponte entre o público idoso e o mundo digital. “O projeto contribui para o uso autônomo do celular, fortalece a comunicação com familiares e clientes, além de conscientizar sobre segurança digital, o que é fundamental para evitar golpes e fraudes, especialmente em transações financeiras”, explica.
Inscrição – As pessoas interessadas em participar das atividades do Convivendo & Aprendendo devem se dirigir a uma das unidades do projeto para fazer a inscrição, levando os seguintes documentos do participante e do responsável: NIS, RG, CPF e comprovante de residência.
As unidades estão localizadas em Itapuã (Travessa Veredas de Itapuã, casa 4, KM 17); Boca do Rio (Rua José Guimarães, 2, casa); São Cristóvão (Praça da Matriz, 1, Centro Paroquial de São Cristóvão); Areia Branca (Travessa Iguassu, 1, º andar); Fazenda Grande do Retiro (Avenida Bahia, 52); Engenho Velho da Federação (Rua das Palmeiras, 38 B); Saramandaia (Rua Avenida Senhor do Bonfim, 30); Pau Miúdo (Rua dos Pirineus, 32); Bonfim (Rua Henrique Dias, 235, Sala 2); Uruguai (Avenida São Roque, 319, Térreo); Campinas de Pirajá (Estrada de Campinas, 9999) e Paripe (Rua da Bélgica, s/n). (Fotos: Jefferson Peixoto/Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS)
No Comment! Be the first one.