Apostando em tecnologias inovadoras, o Ministério da Saúde disponibilizou, na terça-feira (17), uma ferramenta que representa avanço significativo na transparência e no controle social sobre os investimentos direcionados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O MonitoraSUS permite ao cidadão acompanhar, de maneira simples e intuitiva, a aplicação dos recursos destinados à saúde em níveis municipal, estadual e federal. (Foto ilustração)
Com o aplicativo, os cidadãos poderão monitorar quando, quanto e de que forma esses recursos são empregados no país. “Um dos grandes dilemas atuais da democracia mundial e brasileira é conseguir superar a desinformação, em favor das informações baseadas na ciência, com dados socioeconômicos e claros para a sociedade. E este projeto mostra o potencial da nossa pesquisa, da nossa gente, da nossa capacitação e do quanto a economia pode gerar o que o Brasil precisa”, defendeu o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), Carlos Gadelha.
O MonitoraSUS está disponível em versões para dispositivos móveis Android e iOS, bem como em versão web. Além de beneficiar diretamente os usuários do SUS, o aplicativo torna-se uma ferramenta indispensável para gestores públicos, Conselhos de Saúde e órgãos de controle, como os Ministérios Públicos e Tribunais de Contas. Esses grupos agora têm à disposição dados consolidados, de fácil interpretação e visualmente acessíveis, sobre o financiamento da saúde pública. (Priscilla Leonel)

No Comment! Be the first one.