O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, que é comemorado em 25 de novembro, foi celebrado antecipadamente, na sexta-feira (22), com uma sessão especial realizada no Plenário Orlando Spínola, uma iniciativa do deputado Jurailton Santos (Republicanos). No seu pronunciamento, o parlamentar explicou que a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar o brutal assassinato das irmãs Mirabel (Pátria, Minerva e Maria Teresa), na República Dominicana, em 1960. “25 de novembro é um marco para refletirmos sobre uma das mais graves violações de direitos humanos que persiste em nossa sociedade. No Brasil, a cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio e, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mais de 30% das mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual nos últimos anos”, afirmou. (Foto ilustração)
O legislador reforçou o compromisso em combater “essa realidade que destrói famílias e espera contar com a sensibilidade do Estado para que os projetos deixem de ser apenas propostas”. Jurailton pediu a criação de Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Vera Cruz; a implantação de Núcleos de Atendimento às Mulheres (Neam) em Itaparica; a implementação de Pontos de Atendimento para vítimas de violência ou importunação em estações de ônibus e metrô; bem como a criação de cotas de estágio e jovem aprendiz para filhos e filhas de vítimas de violência. “É essencial fortalecer a rede de proteção com mais investimentos e políticas preventivas, ampliar a aplicação da Lei Maria da Penha e combater a impunidade. Que as discussões deste encontro, aqui na Casa do Povo, inspirem ações concretas. Juntos, podemos construir uma sociedade onde nenhuma mulher precise temer por sua vida ou dignidade”, declarou o proponente da sessão.
Políticos e autoridades fizeram pronunciamentos, saudando o Dia Internacional pela Eliminação da violência contra a Mulher. Dentre eles, a vereadora Ireuda Silva, presidente da Comissão da Mulher da Câmara Municipal de Salvador; a deputada federal e secretária Estadual de Mulheres Republicanas, Rogéria Santos; a desembargadora Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia TJBA); a vereadora do município de Santo Antônio de Jesus, Tia Adriana; e o deputado José de Arimateia (Republicanos). Participaram também da composição da mesa dos trabalhos a diretora de Política da SPMJ de Salvador, Fernanda Cerqueira; a defensora pública da Mulher, Izabel do Carmo; e a engenheira civil e representante do Mulheres Republicanas do município de Wagner, Millena Hungria. No final da sessão, o deputado Jurailton Santos fez a entrega de placas comemorativas em alusão à data do 25 de novembro e agradeceu em especial à esposa, Priscila, com uma declaração de amor: “Eu te amo, você foi um presente que Jesus me deu”. (Ascom/ALBA)
No Comment! Be the first one.