Nesta quarta (21), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve na abertura do Fórum Saúde, em Brasília, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin. O evento, promovido pelo grupo Esfera Brasil e o laboratório farmacêutico EMS, discutiu estratégias nacionais, proteção de dados e inovação, além de debater novas propostas para um melhor acesso à saúde. (Foto ilustração)
Para Nísia, o encontro é importante pois retoma a confiança e a programação de investimentos públicos e privados no Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis). “Estamos num momento único e devemos aproveitá-lo de uma forma muito firme, com visão estratégica da aliança da ciência, tecnologia e inovação com o SUS [Sistema Único de Saúde]”, declarou.
Alckmin também exaltou a relação entre o governo e o setor para que o serviço à população melhore cada vez mais. “O presidente Lula sancionou, neste ano, a lei que estabelece a correção anual da tabela do SUS, garantindo o mínimo para o financiamento, tendo em vista que os custos vão crescer pela mudança demográfica, epidemiológica e pela incorporação tecnológica”, observou o vice-presidente.
Na programação do Fórum Saúde, foram debatidos três temas: o primeiro foi “A importância da estratégia nacional de saúde”; o segundo tratou da “Data protection e os impactos na inovação”; e o terceiro abordou “O fortalecimento das agências e novas propostas para o acesso à saúde”.
O ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, marcaram presença no evento, que também reuniu o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, o presidente do grupo farmacêutico NC, Carlos Sanchez, e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera. (Ana Freire)

No Comment! Be the first one.