Os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) deixaram de lado a usual comunicação indireta na ata da última reunião publicada nesta terça-feira, 6. Eles afirmaram, explicitamente e de maneira unânime, que não hesitarão em aumentar a taxa de juros para assegurar a convergência da inflação à meta se julgarem apropriado. (Foto ilustração: membros do Copom)
Na prática, os diretores do Banco Central (BC) sinalizaram claramente que podem subir os juros nas próximas reuniões.
Com isso, a dúvida agora passa a ser quando começará o ciclo de alta e se essas elevações serão de 0,25 ponto percentual ou de 0,5 ponto percentual.
“À luz desse acompanhamento, o Comitê avaliará a melhor estratégia: de um lado, se a estratégia de manutenção da taxa de juros por um tempo suficientemente longo levará a inflação à meta no horizonte relevante; de outro lado, o Comitê, unanimemente, reforçou que não hesitará em elevar a taxa de juros para assegurar a convergência da inflação à meta se julgar apropriado”, informaram os diretores do BC.
“Como usual, as estratégias adotadas pelo Comitê refletirão o compromisso com o cumprimento da meta de inflação, visando também a reancoragem das expectativas de inflação de modo a minimizar o custo da desinflação. O Comitê se manterá vigilante e relembra que eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta.”
Os membros do Copom afirmaram que o cenário atual é marcado por projeções mais elevadas e mais riscos para a alta da inflação.
E que o desenrolar do cenário será particularmente importante para definir os próximos passos de política monetária. De maneira unânime, eles afirmaram que o momento é de maior cautela e de acompanhamento diligente dos condicionantes da inflação. (Antonio Temóteo)

No Comment! Be the first one.