O município de Anguera voltou a ser destaque no cenário educacional baiano ao conquistar o primeiro lugar entre os municípios que integram o Portal do Sertão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2025, referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental. O resultado oficial, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), confirma a nota 6,7, desempenho que supera não apenas a média da Bahia, mas também a média nacional, que foi de 6,3. (Foto ilustração: prefeito Mauro Vieira)
O expressivo desempenho reforça que uma gestão comprometida com a educação, aliada ao planejamento, acompanhamento pedagógico permanente e investimentos estratégicos, é capaz de transformar a realidade da aprendizagem e proporcionar resultados concretos para os estudantes.
O resultado foi comemorado pela administração municipal, que vê na educação uma das principais prioridades do governo. O índice alcançado é considerado o reflexo de um trabalho contínuo desenvolvido por professores, coordenadores pedagógicos, diretores, equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, estudantes, pais e toda a comunidade escolar.
Em entrevista ao Portal dos Municípios, o prefeito Mauro Vieira (PSD) destacou que o desempenho obtido é consequência de uma política educacional construída com responsabilidade, planejamento e acompanhamento constante da aprendizagem.
“A garantia, mais uma vez, do destaque da educação de Anguera no Portal do Sertão, com uma média acima da estadual e nacional nas séries iniciais, é fruto de um trabalho de acompanhamento pedagógico, onde os estudantes participam de ações com uma recomposição de aprendizagem. Nós temos um sistema próprio de avaliação, onde são diagnosticadas, a cada trimestre, as dificuldades do alunado. A partir desse diagnóstico, a equipe pedagógica e os professores organizam planejamentos com base nas competências onde são identificadas as defasagens.”
Segundo o gestor, o município implantou um sistema integrado de avaliação que permite identificar rapidamente as dificuldades dos estudantes e desenvolver estratégias específicas para superá-las antes das avaliações oficiais.
“O sistema integrado de gestão da avaliação é estruturado pelo próprio município e gerenciado por supervisores e coordenadores pedagógicos. Quando nossos alunos participam da avaliação do IDEB, muitas das dificuldades já foram solucionadas por meio desse acompanhamento permanente”, disse o prefeito Mauro Vieira.
O prefeito também ressaltou que o avanço da educação de Anguera é resultado de um conjunto de investimentos realizados ao longo dos últimos anos.
“Aliado ao trabalho pedagógico, investimos fortemente na construção de novas escolas, na reforma e adequação das unidades existentes, no atendimento aos estudantes da educação especial, na implantação do ensino em tempo integral, na ampliação do transporte escolar e na oferta de uma alimentação escolar de qualidade. Todo esse conjunto de ações contribui para que nossa educação alcance essa posição de destaque.”
Mesmo reconhecendo as limitações financeiras enfrentadas pelos pequenos municípios, Mauro Vieira afirmou que a eficiência da gestão tem sido determinante para alcançar resultados expressivos.
“Somos um município com poucos recursos, mas utilizamos planejamento, eficiência administrativa, autonomia da Secretaria de Educação e o comprometimento de toda a equipe para construir uma educação cada vez melhor. Nosso objetivo é continuar avançando e, na próxima avaliação, buscar estar entre o primeiro ou, no máximo, o segundo lugar em toda a Bahia.”
Liderança regional
Os números divulgados pelo MEC/Inep mostram a liderança absoluta de Anguera entre os municípios do Portal do Sertão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (portaldosmunicipios)

No Comment! Be the first one.