Os estudantes de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Glória Stephanie Correia e Guilherme da Conceição Santana, conquistaram o prêmio de melhor produção publicitária audiovisual para a internet na etapa nacional da Expocom 2025, com o filme “O próximo buquê pode ser o último”. A premiação integra o Intercom, maior evento acadêmico de Comunicação do Brasil, e reconhece trabalhos práticos e experimentais produzidos por estudantes universitários de todo o país. (Foto ilustração)
O vídeo premiado, com duração de um minuto, é uma denúncia audiovisual contundente sobre o ciclo vicioso da violência contra a mulher, especialmente dentro de relações afetivas. A peça faz parte de uma campanha publicitária desenvolvida na disciplina Oficina de Redação Publicitária, ministrada pelo professor André Bonfim no semestre 2024.1.
A proposta surgiu a partir de um desafio para toda a turma de criar uma campanha sobre violência contra a mulher com base em dados estatísticos. Glória e Guilherme decidiram trabalhar com um dado alarmante: 88,8% dos casos de violência doméstica têm como agressores os próprios parceiros íntimos das vítimas. “Apesar de ser um dado que muita gente já conhece, o número nos chocou. Queríamos justamente evidenciar isso que, infelizmente, tem sido banalizado”, explica Glória.
A produção do vídeo começou a ser desenvolvida logo após a elaboração do roteiro. O objetivo da dupla era mostrar como gestos aparentemente românticos, como a entrega de flores, podem ser usados como tática de manipulação emocional por parte dos agressores. “Pensamos em abordar os presentes como símbolos dessa manipulação, que tenta apagar as agressões, sejam elas físicas ou psicológicas”, comenta Guilherme. “É um ciclo vicioso: o agressor agride, pede desculpas, entrega flores e a violência se repete, até um desfecho que pode ser trágico.” (Ascom/UFRB)

No Comment! Be the first one.