Após a confirmação de onze casos de sarampo em Campos Lindos (TO) na última semana, o Ministério da Saúde está intensificando novamente a vacinação na região — principal medida de prevenção contra a doença. Desde o início do reforço, até o momento, foram aplicadas mais de 1,1 mil doses em Campos Lindos e em Araguaína. Os municípios maranhenses de Balsas e Imperatriz também receberão reforço na vacinação até sexta-feira (1º), devido à proximidade com a divisa do Tocantins. (Foto ilustração)
O Ministério da Saúde mantém, desde 21 de julho, equipes permanentes em Campos Lindos e cidades vizinhas para vigilância e bloqueio vacinal. A ação inclui varredura vacinal e busca ativa na comunidade. Técnicos do estado e do município conferem a caderneta vacinal de pessoas entre 6 meses e 59 anos e indicam a vacina contra o sarampo para quem não está imunizado.
Até o momento, Campos Lindos registra 11 casos confirmados de sarampo e outros 6 em investigação. Aderir à vacinação é a principal forma de enviar a circulação do sarampo no Brasil. Em 2024, o país foi certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como país livre da circulação do sarampo.
Como parte das ações já realizadas nesta semana, em Araguaína e Palmas (TO), a pasta promoveu um seminário de imersão sobre o sarampo, reunindo profissionais e gestores da saúde. Ao todo, 380 participantes foram capacitados com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a prevenção e o controle da doença.
Próximas ações
Até esta sexta-feira (1º), as ações de bloqueio vacinal e reforço da vigilância se estendem às cidades de Balsas e Imperatriz, no Maranhão. A escolha dessas localidades se deve à proximidade com Campos Lindos (TO), onde foram registrados casos da doença. A iniciativa destaca a importância da formação contínua das equipes de saúde para garantir uma resposta rápida e eficaz a surtos, além de fortalecer as ações de imunização nos municípios. (Por João Vitor Moura)

No Comment! Be the first one.