A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sobradinho I, no Distrito Federal, recebeu, na última quinta-feira (6), a visita do secretário de Atenção Primária à Saúde (Saps), Felipe Proenço para acompanhar a implementação do painel e-SUS APS – ferramenta inovadora que aprimora a gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz Campus Virtual, o painel foi lançado em dezembro de 2024 e já está em uso por profissionais da atenção primária de Sobradinho, cidade-satélite do DF. A tecnologia possibilita o monitoramento de indicadores, planejamento de ações e melhoria na gestão do cuidado. Além disso, contribui para o acompanhamento de metas e para a gestão do novo modelo de financiamento federal da APS. (Foto ilustração)
“A modernização da atenção primária passa pelo uso de tecnologias que ampliem a capacidade de análise e planejamento das equipes de saúde. O painel e-SUS APS permite que os próprios profissionais tenham acesso a dados fundamentais para qualificar seu trabalho e melhorar a assistência à população”, destacou Felipe Proenço.
A coordenadora de atenção primária do DF, Sandra Araújo França, enfatizou a importância da ferramenta na gestão dos serviços. “A ferramenta qualifica nossos processos de trabalho, ajudando a identificar fragilidades e potencialidades na assistência. A gestão da clínica fica mais organizada e os profissionais se sentem valorizados ao enxergar os resultados do trabalho que realizam”, afirmou. A visita contou com a participação de diversas autoridades do Distrito Federal incluindo o coordenador Especial de Tecnologia de Informações em Saúde, Anderson Freire, e demais gestores da Secretaria de Saúde do DF.
Brasília é um dos municípios pioneiros na adoção da estratégia e-SUS APS. A equipe da UBS Sobradinho I foi uma das primeiras a testar e incorporar o painel e-SUS APS em sua rotina. Kelly de Paula Lopes, gerente de Serviços de Atenção Primária da UBS Sobradinho I enfatizou a importância do painel: “Essa ferramenta enriquece o trabalho da equipe, pois permite observar quais processos podem ser aprimorados. O painel facilita o acesso a dados essenciais, melhora a captação de informações junto ao usuário e fortalece a busca ativa de pacientes hipertensos e diabéticos”, disse.
Já Érika Lacerda, técnica em enfermagem da unidade, ressaltou que “a ferramenta ajuda a direcionar o trabalho, permitindo visualizar as necessidades dos pacientes e avaliar se os registros estão chegando corretamente ao Ministério da Saúde. Isso melhora a qualidade da assistência e fortalece o vínculo entre profissionais e usuários.” (Camila Rocha)

No Comment! Be the first one.