Com o intuito de combater o racismo estrutural presente no sistema de Justiça através do aperfeiçoamento da formação de profissionais do Direito acerca de identidades e assimetrias raciais, a Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promoverá, durante o mês de setembro, o Curso de Extensão sobre Justiça e Equidade Racial à luz do Protocolo de Raça do CNJ. (Foto ilustração)
Destinado aos magistrados e servidores da Corte baiana, o curso acontecerá no formato híbrido, com inscrições através do SIEC. Clique aqui para se inscrever.
Programada para acontecer na tarde dessa segunda-feira (1º), a abertura do evento será marcada pela Aula Magna “Protocolo de Raça do CNJ”, conduzida pela Juíza Andremara Santos, na sala 1 da Unicorp, com transmissão simultânea no canal do Poder Judiciário da Bahia.
Na sequência, serão realizadas aulas em todas as segundas-feiras do mês de setembro, dando a possibilidade de participação no curso completo, que contempla oito aulas além da aula magna, ou na forma modular, onde os discentes poderão escolher módulos específicos para cursar. O percurso metodológico das aulas se dará a partir de exposição dialogada com apresentação de slides, dinâmicas de grupo, audição de músicas, exibição de trechos de vídeos/documentários e debate sobre cases.
Confira a programação do curso abaixo:
Aula 01 (08.09) – Sala 309 do Anexo II do TJBA
9h-12h: Dra. Mabel Freitas – Educação Jurídica Antirracista e Justiça Epistêmica
14h-17h: Dr. Lucas Gabriel Costa – Sistema Penal e Questões Raciais
Aula 02 (15.09) – Sala de Aula 1 (Unicorp)
9h-12h: Dr. Ilzver Matos – Crimes Ambientais e Justiça Racial
14h-17h: Dra. Gabriela Ramos – Direito do Trabalho e Justiça Racial
Aula 03 (22.09) – Sala 309 do Anexo II do TJBA
9h-12h: Dr. Samuel Vida – Constitucionalismo e Relações Étnico-Raciais
14h-17h: Dra. Johanna Monagreda – Racismo Algorítmico nas Plataformas e Redes
Aula 04 (29.09) Sala de Aula 1 (Unicorp)
9h-12h: Dr. Felipe Estrela – Racismo Religioso e Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais
14h-17h: Dr. Sérgio São Bernardo – Racismo nas Relações de Consumo. (Fonte: TJ/BA)

No Comment! Be the first one.