Reconcavo da bahia A reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina Gonçalves, assinou na última terça-feira, dia 28, a ordem de serviço para a construção do Complexo Laboratorial Multidisciplinar do Insecta, grupo de ensino, pesquisa, extensão e formação de recursos humanos em Entomologia, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). (Foto ilustração)
O novo complexo laboratorial contará com investimento na ordem de R$ 3.807.084,17, proveniente de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A obra será executada pela empresa Cerqueira e Araújo Construções e Serviços, sob supervisão da Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente (CIMAM) da UFRB, com prazo de conclusão estimado em 10 meses. O projeto arquitetônico e estrutural foi elaborado pela empresa Izabel Souki Projetos e contempla uma área total de 2.019,28m2.
Criado em 1992 por docentes e estudantes da então Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o grupo Insecta passou a integrar a UFRB em 2006, com a criação da universidade e a transferência da estrutura acadêmica para o CCAAB, no campus Cruz das Almas. Desde então, o grupo tem desenvolvido estudos sobre insetos e suas interações ecológicas e econômicas, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e tecnológico em diferentes áreas.
Durante a assinatura da ordem, a reitora Georgina Gonçalves destacou a importância do investimento na infraestrutura do Insecta, reconhecido como o grupo de pesquisa mais antigo em Agronomia no Brasil, para o fortalecimento da ciência na instituição. “As universidades federais produzem 90% da ciência do país, mesmo enfrentando limitações estruturais. Esse novo complexo representa um passo importante para valorizarmos o trabalho dos nossos pesquisadores e garantirmos condições adequadas para o desenvolvimento científico”, afirmou a reitora. (Ascom/UFRB)

No Comment! Be the first one.