O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) participou de treinamento para uso do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT) na modalidade remota, com o objetivo de realizar a abertura de novas ofertas virtuais de atenção à saúde. Entre os resultados está o aumento no número de teleconsultoras de matriciamento, a ampliação das possibilidades de solicitação de apoio matricial e também das equipes solicitantes. O treinamento reuniu a equipe do Telessaúde Bahia, vinculado à Diretoria de Atenção Básica, com a equipe do CREASI, envolvendo os setores de Apoio Institucional, Apoio à Rede, Núcleo de Educação Permanente e TeleCREASI.
Como funciona
O acesso ao apoio matricial foi ampliado e facilitado. Profissionais da Atenção Primária de Saúde (APS) da capital e do interior baiano poderão utilizar a plataforma STT para solicitar diretamente o Telematriciamento. Outra novidade é a expansão da oferta de matriciamento para equipes da Atenção Especializada do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, o projeto piloto inclui os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Salvador.
As orientações sobre todas as ofertas do CREASI estão disponíveis no Telessaúde Bahia. O Centro de Referência utiliza a plataforma desde outubro de 2022, no encaminhamento de pacientes para o ambulatório especializado, via Telerregulação. Na prática, o que mudou é que ao acessar a plataforma do Telessaúde os profissionais encontrarão:
– a opção de Telematriciamento, para solicitação direta do Apoio Matricial pela APS e pelos CAPS de Salvador (projeto piloto para Atenção Especializada) e – a opção de Telerregulação, para encaminhamento ao CREASI, através da APS (profissionais de nível universitário). (Ascom/sesab)

No Comment! Be the first one.