“O ciclo da esperança começa com você. A doação de órgãos faz nascer novas histórias.” Com esse slogan, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Sistema Estadual de Transplantes, dá início às atividades alusivas ao Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos. A campanha será aberta com uma grande mobilização digital nas redes sociais da Sesab, além da participação de hospitais públicos e privados de todo o estado, órgãos e empresas parceiras. Na ocasião, será lançado um vídeo inédito alusivo ao tema. (Foto ilustração)
A programação do Setembro Verde prevê uma série de atividades, que prosseguem durante todo o mês. Do dia 2 ao dia 5, unidades de saúde e empresas parceiras exibirão um painel alusivo ao tema da campanha no hall de entrada principal, além de conteúdos em TV de sala de espera, realização de mini palestras e o quiz “mitos ou verdade na doação de órgãos”, com profissionais da saúde.
Nos dias 5 e 6, será promovido o II Congresso de Doação e Transplante de Órgãos do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista. Do dia 20 ao dia 27, acontece a Caravana da Vida promovida pela Central de Transplantes, COSET e hospitais parceiros, enquanto no dia 26, o Teatro Municipal de Jequié recebe apresentação artística com a presença de pacientes transplantados e ainda um bate papo informativo sobre doação de órgãos, aberto a profissionais e ao público em geral.
No dia 28, acontece a “Caminhada em prol da Vida”, promovida pela Associação dos Pacientes Renais Crônicos da Bahia, com apoio da COSET. Na mesma data, às 7h, em Valença, será realizada uma corrida de rua em prol da doação de órgãos, promovida por pacientes transplantados que residem na região, com apoio de instituições parceiras e da COSET.
Durante todo mês, em paralelo a estes eventos, serão realizadas palestras, cursos, entrevistas, podcast, feiras de saúde, promovidos por unidades hospitalares, instituições parceiras, escolas, universidades, Centros de Diálise, na capital e interior do estado.
Avanços na Bahia
No primeiro semestre deste ano, a Bahia deu um passo decisivo para ampliar o acesso da população a transplantes de órgãos e tecidos ao lançar uma nova política estadual de incentivo à doação, captação e realização de procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A mudança foi oficializada com a publicação da Portaria Estadual nº 516/2025, que substitui a normativa anterior, em vigor desde 2015.
A portaria também corrige distorções anteriores ao contemplar novos procedimentos, como o transplante de rim para pacientes hipersensibilizados, além de ampliar os incentivos ao transplante de medula, procedimento que, até então, exigia o deslocamento de muitos pacientes para outros estados. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.