Com o intuito de ampliar e qualificar as ações de saúde bucal na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) participou entre os dias 31 de julho e 2 de agosto do 24º Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (Enatespo) e do 15º Congresso Brasileiro de Saúde Bucal Coletiva, realizados na cidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Os eventos, promovidos pela Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva (Abrasbuco), contaram com as participações da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e de grandes referências da Saúde Bucal Coletiva, como Doralice Severo, Jaime Cury, Paulo Frazão, Angelo Roncalli dentre outros. (Foto ilustração)
A referência técnica da Área Técnica de Saúde Bucal (ATSB), da Diretoria de Gestão do Cuidado, Thaís Rocha, apresentou dois trabalhos sobre algumas das ações desenvolvidas pela Sesab. No primeiro dia do Enatespo, a Sesab apresentou o trabalho intitulado “Ações da Área Técnica de Saúde Bucal da Bahia para a Qualificação do Diagnóstico e Tratamento no SUS de Lesões Orais”. O objetivo da apresentação foi mostrar as ações realizadas pela ATSB para a construção da Linha de Cuidado do Câncer de Boca e qualificar o fluxo de encaminhamento de diagnóstico, tratamento e reabilitação do câncer de boca.
No segundo dia, a ATSB apresentou o trabalho: “Contribuições da Área Técnica de Saúde Bucal da Bahia para a Formação do Cirurgião Dentista Residente”, explanando sobre as trocas de experiências e saberes entre a ATSB e os programas de Residência Multiprofissional, além de apresentar os produtos técnicos desenvolvidos pelos residentes durante os períodos de estágio na ATSB.
Para além das apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, o Enatespo proporcionou um potente espaço de discussões acerca da Política Nacional de Saúde Bucal, trazendo conferências temáticas como: Os desafios da gestão na Saúde Bucal no SUS, A segurança do uso de fluoretos na prevenção da cárie dentária e sua vigilância, resultados do SB Brasil 2023, As dificuldades e oportunidades na atenção e acesso a saúde de pessoas com deficiência, Como a desigualdade racial impacta no acesso à saúde bucal e no acesso à formação profissional, além de mesas redondas para debates e discussões.
Mais uma vez, a ATSB, marcando presença em espaços e reuniões que discutem e qualificam as ações da Sesab para ampliar e prestar o devido apoio técnico em prol das ações e serviços de saúde bucal dos municípios baianos. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.