A Bahia está localizada na região Nordeste do Brasil, sendo o quinto estado em extensão territorial, com 564.760.427km²*, ocupando 6,6% da área geográfica do país. Sua população representa é a quarta maior do país, com uma estimativa de 14.930.634 habitantes**, representando 7,1% do total do país. De acordo com a divisão político-administrativa, abrange 417 municípios, tendo como capital a cidade de Salvador, situada na macrorregião Leste e que representa 19,3% do total de habitantes do estado. (Foto ilustração)
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como princípios organizativos a descentralização dos serviços; a regionalização e hierarquização da rede; e a participação social, que representam a forma de organização e operacionalização do sistema.
A Regionalização da Saúde é uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Deverá contemplar uma lógica de planejamento integrado, compreendendo as noções de territorialidade e otimização dos recursos disponíveis para garantir o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde.
Na área da saúde, o território baiano é dividido em 28 regiões de saúde, que se aglutinam em 9 macrorregiões, conformando o desenho territorial resultante do Plano Diretor de Regionalização-PDR. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.