Uma série de procedimentos preparatórios foi instaurada para apurar possíveis irregularidades envolvendo licitações, contratações e execução de obras públicas nos municípios de Buerarema e Jussari. Em Buerarema, a investigação gira em torno do pregão eletrônico (nº 014/2025), destinado à compra de equipamentos de informática, onde há suspeita de descumprimento do edital e possível frustração da competitividade do certame. O procedimento foi aberto após denúncia apresentada por Charles França, representante da empresa CHC Soluções. (Foto ilustração: Prefeitura de Buerarema)
Já no município de Jussari, cinco frentes distintas de apuração foram abertas, todas envolvendo o prefeito Orleans (PSD) e, em vários casos, o ex-prefeito Antônio Valete. Entre as suspeitas estão: contratação de consultoria por dispensa de licitação com possível vínculo societário entre o contratado e servidor municipal; uso irregular de recursos do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) para obras sem comprovação de execução; contratação de professores sem a formação mínima exigida; problemas na reforma da Escola Municipal Antônio Ferreira Nobre; e suposta inexecução de atividades do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais, apesar de pagamentos que somam mais de R$ 144 mil.
As instaurações ocorreram entre outubro e novembro de 2025 e têm como objetivo verificar se houve violação aos princípios da administração pública, enriquecimento ilícito ou prejuízo ao erário. Os envolvidos ainda não se manifestaram. (Da Redação)

No Comment! Be the first one.