Os novos agentes comunitários de saúde de Feira de Santana foram recepcionados na tarde de terça-feira (30), em um encontro realizado na Faculdade Estácio. A atividade marcou o início do processo de formação dos profissionais que vão atuar na Atenção Primária à Saúde do município. (Foto ilustração)
O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos; do diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira; da chefe da Atenção Básica, Verônica Cavalcante; da referência técnica Andrea Rocha; e do presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários, Everaldo Vitório.
O secretário Rodrigo Matos ressaltou a importância do acolhimento e da qualificação dos novos agentes, observando que esses profissionais “são fundamentais para melhorar os indicadores de saúde do município”.
“Nosso compromisso é oferecer a melhor preparação para que possam desempenhar bem seu papel”, afirmou. O gestor destacou ainda o impacto do trabalho dos agentes para a população e para o fortalecimento do SUS. “Vocês vão contribuir para que as pessoas adoeçam menos, sofram menos e vivam mais felizes. A gestão avança quando valorizamos o diálogo, respeitamos o papel das entidades representativas e, principalmente, quando trabalhamos juntos pelo fortalecimento do SUS em Feira de Santana.”
O diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira, reforçou o papel estratégico dos agentes comunitários no cuidado da população. “A atuação de cada um de vocês vai colaborar no encaminhamento, na observação, na orientação e na identificação de problemas de saúde, tanto individuais quanto coletivos, levando essas informações à rede para que possamos traçar estratégias e minimizar os impactos. É uma profissão nobre, que exige doação e compromisso, mas também proporciona a satisfação do dever cumprido”, afirmou. (Secom)
No Comment! Be the first one.