O Dia Nacional de Luta Antimanicomial [18 de maio] será marcado em Feira de Santana por um simpósio promovido pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 19. Ainda, oficinas e exposição. (Foto ilustração)
O evento será realizado das 8h às 12h, no Centro Universitário Unex, e tem como objetivo reforçar o debate sobre os direitos das pessoas com sofrimento psíquico e a importância do cuidado em liberdade.
Com o tema “Luta Antimanicomial no Cenário Contemporâneo: Desafios atuais e o despertamento das potencialidades da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial)”, o evento será destinado a profissionais que atuam na rede de cuidados a pessoas com transtornos mentais, no município.
A proposta é promover reflexões sobre os desafios enfrentados atualmente na assistência psicossocial e destacar o papel da RAPS como estratégia de cuidado integral e humanizado.
“Esse será um momento para refletir sobre os avanços da Reforma Psiquiátrica e os desafios que ainda persistem na garantia dos direitos e da dignidade das pessoas com transtornos mentais”, afirma o coordenador da Rede de Saúde Mental, Joadson Andrade.
PROGRAMAÇÃO
Após a cerimônia de abertura com a apresentação dos coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial e demais autoridades municipais, às 9h30 haverá palestra sobre “Fortalecimento das Parcerias na Rede Municipal”.
Às 10h20 a palestra “Modo multiprofissional, um olhar horizontal no cuidado com a saúde mental: acolhimento onde tudo começa e termina”, e na sequência, às 11h10, “Luta antimanicomial no cenário contemporâneo: desafios atuais e vivências”. (Secom)
No Comment! Be the first one.