Ministério da Saúde reuniu gestores públicos, representantes de hospitais de excelência, universidades e órgãos de controle para avaliar os resultados do atual ciclo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e discutir os próximos passos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O II Seminário Anual de Avaliação de Projetos do PROADI-SUS 2025, foi realizado entre os dias 20 e 23 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. (Foto ilustração)
Durante quatro dias de programação, o seminário promoveu painéis, oficinas e mesas-redondas sobre avaliação de políticas públicas, inovação, governança baseada em evidências e transparência institucional, em alinhamento com as agendas prioritárias do Ministério da Saúde. O evento também consolidou a integração entre o PROADI-SUS e o programa Agora Tem Especialistas, que tem como foco a redução do tempo de espera e a ampliação do acesso à atenção especializada no SUS. A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, secretários e técnicos do ministério e representantes do setor.
“O SUS completa 35 anos, e todos os hospitais que hoje integram o PROADI-SUS já existiam antes disso, atuando com compromisso e filantropia no cuidado à população brasileira. Essa parceria sempre teve uma participação ativa, contribuindo não apenas para financiar projetos que respondem às demandas do presente, mas também para refletir sobre os impactos de médio prazo e redesenhar políticas públicas que depois são incorporadas pelo SUS. Queremos seguir renovando essa cooperação para construir juntos os próximos 35 anos do nosso sistema de saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O programa, que avança para o último ano do seu 6º triênio (2024–2026), conta atualmente com 193 projetos ativos, totalizando R$ 3,4 bilhões em investimentos. Em 2025, o A.C. Camargo Câncer Center passou a integrar a rede de hospitais de excelência participantes, ao lado do Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa, Einstein Hospital Israelista, HCOR, Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ampliando o alcance e a diversidade das iniciativas em curso.
Entre os projetos de destaque, está o Super Centro Brasil para Diagnóstico de Câncer, executado pelo A.C. Camargo em parceria com o INCA, que utiliza telepatologia e inteligência artificial para acelerar e qualificar diagnósticos oncológicos no SUS, promovendo mais equidade regional e eficiência nos fluxos de cuidado.
O seminário também reforçou o papel do PROADI-SUS na formação e qualificação de profissionais de saúde, com ações voltadas a áreas estratégicas, como oncologia, saúde da mulher e telessaúde. (Thamirys dos Santos)

No Comment! Be the first one.