OMinistério da Saúde enviou 1,6 milhão de doses extras da vacina contra a febre amarela para reforçar a imunização em estados com registros recentes da doença. O quantitativo foi distribuído para São Paulo (1,4 milhão), Maranhão (4.800 doses), Minas Gerais (250.000) e Rio de Janeiro (37.260). (Foto ilustração)
Até o dia 19 de fevereiro, o Ministério da Saúde já distribuiu um total de 4,6 milhões de doses de vacinas para todos os estados e o Distrito Federal.
A intensificação da vacinação é uma das principais estratégias para o controle da febre amarela. Em 2024, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribuiu mais de 20 milhões de doses para todo o Brasil, sendo mais de 4 milhões destinadas ao estado de São Paulo. No começo deste mês, o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica recomendando a vacinação contra a doença.
Desde novembro de 2023, o Ministério da Saúde tem atendido integralmente os pedidos de vacina contra a febre amarela feitos por São Paulo. Após a solicitação de doses extras, o Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para alinhar o planejamento e a estratégia de aplicação das vacinas, que deve seguir o calendário vacinal oficial:
1ª dose: aos 9 meses de idade;
Reforço: aos 4 anos de idade;
Dose única: para crianças que não receberam as duas doses antes dos 5 anos;
Dose única para adultos: caso a pessoa não tenha sido vacinada ou precise reforçar a imunização (se recebeu apenas uma dose antes dos 5 anos);
Pessoas a partir de 60 anos: devem ter a indicação avaliada por um profissional de saúde, considerando riscos e benefícios. (Edjalma Borges)

No Comment! Be the first one.