A prestação de contas da campanha do candidato a prefeito de Santo Estêvão, Val de Dezinho (PT -foto ilustração), está sob análise rigorosa da Justiça Eleitoral. Apesar de não ter vencido a eleição de 2024, a campanha enfrenta uma série de dúvidas levantadas pela juíza eleitoral, Carísia Sancho Teixeira. Entre os principais pontos questionados estão a ausência de comprovação da capacidade de doação dos doadores, falta de documentos pessoais e comprovantes de endereço de pessoas contratadas, além da origem e destinação dos recursos usados para pagamentos.
Outro destaque que chamou a atenção dos técnicos eleitorais foi o consumo de mais de quatro milhões de litros de combustível durante uma carreata realizada em agosto do ano passado, valor que somou mais de R$ 60 mil em abastecimentos para quase mil veículos. A juíza determinou que Val de Dezinho explique detalhadamente o controle, a destinação e a justificativa dessa grande quantidade de combustível, além de apresentar recibos e comprovar quais bens ou serviços foram efetivamente pagos para o evento.
A decisão ainda solicita esclarecimentos sobre despesas concentradas em um curto período entre setembro e outubro de 2024, bem como a origem dos recursos utilizados — se vieram do Fundo Especial de Financiamento de Campanha — e se os serviços contratados foram destinados apenas à chapa majoritária ou também a candidatos proporcionais. O prazo para manifestação é curto: três dias para Val de Dezinho responder, após o que a unidade técnica e o Ministério Público Eleitoral se pronunciarão. (Redação)

No Comment! Be the first one.