Com a proximidade das eleições e as indefinições em torno da formação da chapa majoritária, a tradicional Lavagem do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (15), foi marcada pela ausência de importantes lideranças políticas da Bahia. Entre os nomes que não compareceram estão o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e os senadores Angelo Coronel (PSD) e Otto Alencar (PSD). (Foto ilustração: senador Angelo Coronel e o ministro Rui Costa)
No caso de Angelo Coronel, a ausência ganhou contornos políticos evidentes. Às vésperas de uma possível exclusão da chapa governista, o senador optou por não participar da celebração.
Coronel tem demonstrado insatisfação com o grupo aliado e avalia romper, inclusive considerando uma aproximação com o pré-candidato da oposição ACM Neto (União Brasil) como alternativa para tentar a reeleição.
A falta de Rui Costa também chamou atenção pelo peso político que o ex-governador ainda exerce no estado. Mesmo não sendo presença constante no evento, sua participação em um ano eleitoral era considerada estratégica, já que ele é visto como um dos principais puxadores de votos do grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Em contraste, o senador Jaques Wagner (PT), também cotado para disputar uma vaga ao Senado, manteve a tradição e esteve presente na Lavagem do Bonfim.
Além disso, alguns bolsonaristas baianos que buscam a reeleição, como o deputado estadual Diego Castro (PL), também não compareceram.
Pelo outro lado, o presidente do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado, João Roma, e o deputado federal Capitão Alden marcaram presença no evento. (Luana Neiva/bahia.ba)

No Comment! Be the first one.