O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (18), um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Durante a ligação, de cerca de 30 minutos, o líder russo compartilhou informações sobre a reunião que teve na última sexta-feira (15) com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Alasca. (Foto ilustração: Lula e Vladimir Putin)
Putin classificou o encontro como “positivo” e reconheceu o envolvimento do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que busquem uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. O presidente também desejou sucesso às negociações em andamento.
O encontro entre Putin e Trump
Na reunião realizada em uma base militar americana no Alasca, nos Estados Unidos, não houve acordo imediato para o cessar-fogo na guerra da Ucrânia. Após o encontro, Trump afirmou que as conversas foram “extremamente produtivas” e resultaram em avanços em vários pontos, mas destacou que ainda não existe consenso.
“Concordamos em muitos aspectos, a maioria deles, mas alguns ainda não abordamos. Portanto, não há acordo até que haja um acordo”, disse Trump.
Rússia está “sinceramente interessada” em encerrar a guerra, diz Putin
Putin declarou que a Rússia está “sinceramente interessada” em encerrar a guerra, mas ressaltou que qualquer tratado de paz deve atacar as “raízes primárias” do conflito. Isso, segundo ele, inclui considerar as “preocupações legítimas” de Moscou e restabelecer um “equilíbrio justo de segurança” na Europa e no mundo. (r7)
No Comment! Be the first one.