O Partido dos Trabalhadores quer que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (foto ilustração), desembarque da Rede Sustentabilidade, partido o qual ela ajudou a fundar, e se filie à legenda de Lula.
Marina vai deixar o governo em abril para se lançar como candidata ao Senado pelo estado de São Paulo. No entanto, ela ainda não sabe se vai permanecer na Rede, e tem conversado com, pelo menos, quatro partidos de esquerda e centro-esquerda.
O PT, que está de olho nas cadeiras do Senado, quer lançar um candidato forte em São Paulo. A preferência é por Fernando Haddad, mas o ministro da Fazenda já deixou bem claro que não quer concorrer às eleições deste ano e deve ajudar na campanha eleitoral de Lula nos bastidores.
Marina, segundo fonte, seria o Plano B. Caso Haddad não mude de ideia, ela seria a escolhida para disputar o Senado pelo partido, por isso a pressão para a filiação.
A fonte disse que Marina não está decida e aguarda uma conversa com Lula para bater o martelo. Pesa o fato de ser tratada como ideia alternativa. A conversa com Lula só deve acontecer após reunião dele com Haddad. O presidente ainda tenta fazer com que o ministro mude de ideia e se candidate.
Enquanto isso, tratativas de Marina com o PSOL avançam e o PT corre o risco de ficar sem Haddad e sem Marina. (Por Igor Damasceno)

No Comment! Be the first one.