Neste ano, a Justiça Eleitoral brasileira realizou a maior eleição municipal de todos os tempos, alcançando mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores em 5.569 cidades. Ao longo de 2024, além de desenvolverem as atividades relacionadas à organização do pleito, os tribunais regionais eleitorais (TREs) se dedicaram a iniciativas e soluções que não somente buscaram melhorar a prestação jurisdicional e a oferta de serviços eleitorais à população, como também tiveram o objetivo de impactar a realização da votação. (Foto ilustração)
De acordo com a plataforma da Rede de Inovação do Poder Judiciário (RenovaJud), desenvolvida e mantida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Justiça Eleitoral promoveu 67 projetos de janeiro a novembro de 2024.
Os focos vão desde a implementação de linguagem simples e inclusiva — como fizeram os Tribunais Regionais Eleitorais do Rio Grande do Norte, do Rio de Janeiro, do Maranhão, do Mato Grosso, de Roraima, do Tocantins, de Goiás, de Alagoas e de outros estados — até o uso de novas tecnologias e inteligência artificial para o aprimoramento de processos e rotinas administrativas, a exemplo dos TREs de Santa Catarina, da Bahia e do Espírito Santo.
Inclusão
Para as Eleições 2024, alguns tribunais miraram na intenção de aproximar a Justiça Eleitoral de todas as cidadãs e todos os cidadãos. É o caso do TRE do Paraná e do seu projeto “Mesário Voluntário – Pessoas com Deficiência”. O principal objetivo da iniciativa é integrar esse público aos trabalhos eleitorais, sobretudo na função de mesário. Dados da Justiça Eleitoral mostram que, em 2020, somente 202 pessoas com deficiência foram convocadas para atuar nas eleições municipais no estado.
“A ênfase da acessibilidade e da inclusão muitas vezes fica restrita ao papel do eleitor, que é passivo. Contudo, é fundamental o trabalho cívico nas eleições”, descreve a justificativa do projeto, que colocou em prática ações como a capacitação para pessoas neurodivergentes e a adaptação do caderno de votação para o formato digital, viabilizando a participação de pessoas com deficiência visual. (Fonte: TSE)
No Comment! Be the first one.