Quantas riquezas e saberes culturais estão presentes no território do Recôncavo Baiano? Partindo dessa reflexão, um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) resultou na criação do Mapa Interativo Territórios de Saberes, uma iniciativa voltada ao mapeamento, registro e valorização das comunidades tradicionais do município de Maragogipe. O projeto teve como objetivo a construção de um material didático digital, que poderá ser utilizado pelas escolas da rede pública local, fortalecendo o vínculo entre educação, território e saberes populares. (Foto ilustração)
O Mapa Interativo Territórios de Saberes reúne informações sobre dez comunidades tradicionais de Maragogipe: Ponta do Souza, Coqueiros, Nagé, Santo Antônio da Aldeia, Giral Grande, Guaruçu, Gueren, Tabatinga, São Roque do Paraguaçu e Enseada do Paraguaçu. Durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, as comunidades mapeadas atuaram como parceiras fundamentais, contribuindo com relatos, memórias, saberes e experiências.
Ao acessar o mapa, o usuário encontra conteúdos como textos didáticos, sequências pedagógicas, galerias de fotos e mini documentários produzidos a partir de escutas, entrevistas e vivências realizadas junto às populações locais.
O Mapa Interativo Territórios de Saberes foi lançado oficialmente no dia 18 de dezembro, em evento realizado na Fundação Vovó do Mangue, em Maragogipe, e está disponível para acesso no endereço: www.territoriosdesaberes.com.br.
Acompanhe as ações do projeto, seguindo o perfil do Território de Saberes no Instagram e no Youtube. (Ascom/UFRB)

No Comment! Be the first one.