A comissão julgadora do Prêmio Justiça Eleitoral e do Selo de Qualidade Eleitoral é o grupo responsável por conduzir todo o processo de avaliação e escolha dos trabalhos enviados para as duas premiações. As inscrições para o Prêmio e o Selo começaram no domingo (1º) e vão até 30 de junho. Os interessados podem se inscrever na página das iniciativas. (Foto ilustração)
As premiações buscam valorizar ações inovadoras, inclusivas, eficientes e a participação cidadã. Elas reconhecerão projetos desenvolvidos pela sociedade civil, por trabalhadores da Justiça Eleitoral e pelos tribunais regionais eleitorais (TREs). As inscrições estão abertas para as iniciativas implementadas entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, no dia 14 de maio, no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), a Portaria TSE nº 210/2025, que trouxe os editais do Prêmio Justiça Eleitoral e do Selo de Qualidade Eleitoral e instituiu a comissão julgadora de ambos. O Prêmio e o Selo foram criados por meio da Portaria TSE nº 109/2025.
Prêmio Justiça Eleitoral
O Prêmio Justiça Eleitoral reconhecerá projetos desenvolvidos pela sociedade civil e por integrantes da Justiça Eleitoral voltados à promoção, defesa e garantia do direito ao voto e à preservação da democracia. As ações podem ter sido realizadas por juízas e juízes eleitorais, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, cidadãs e cidadãos.
O Prêmio está dividido em sete categorias.
São elas:
Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral;
Combate à Desinformação;
Eficiência na Comunicação;
Redução das Desigualdades de gênero, de raça, de etnia e de idade;
Acesso à Justiça Eleitoral;
Categoria Eleitor Comprometido; e
Categoria Mesário Exemplar.
Cada categoria terá três finalistas e um vencedor, totalizando sete premiações. Os resultados serão divulgados em dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral. (Fonte: TSE)

No Comment! Be the first one.