O prefeito Renan de Ziza (foto ilustração) usou as redes sociais na manhã desta terça-feira (24) para relatar a falta de água que afetou a sede de Água Fria, município próximo a Feira de Santana. Em publicação no Instagram, Renan explicou que o problema se intensificou devido à redução do volume de chuva, o que diminui a vazão dos poços responsáveis pelo abastecimento local, e pediu compreensão da população diante das limitações enfrentadas pela gestão municipal. Segundo ele, a equipe já perfurou sete poços e ampliou a rede de distribuição na tentativa de minimizar o impacto, mas a situação está além das ações imediatas da prefeitura.
Problemas com o abastecimento de água não são isolados na região. Na cidade de Feira de Santana e municípios vizinhos, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) já anunciou interrupções temporárias no serviço para manutenção e desligamentos programados de energia, que podem afetar o fornecimento por até 24 horas ou mais em áreas mais afastadas. Em algumas ocasiões recentes, operações como manutenção na linha de transmissão geraram suspensão do abastecimento em Feira de Santana e localidades como Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos e Santa Bárbara, exigindo que moradores reservem água e façam uso consciente até a normalização gradativa do serviço.
Além da pressão por serviços mais eficientes, reclamações de moradores e ações de órgãos de defesa do consumidor também têm marcado o cenário hídrico no interior baiano. Em Feira de Santana, por exemplo, o Procon chegou a notificar a Embasa com uma multa milionária diante de relatos de falta prolongada de água em vários bairros e distritos, apontando deficiência na prestação do serviço e reivindicando soluções imediatas para milhares de usuários prejudicados. (Da Redação)

No Comment! Be the first one.