Os preços do petróleo subiram 1% nesta segunda-feira, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que imporá uma tarifa de 25% aos países que comprarem petróleo e gás da Venezuela. (Foto ilustração)
No entanto, os ganhos de preços foram limitados, pois os EUA deram à produtora de petróleo Chevron até 27 de maio para encerrar suas operações e exportações de petróleo da Venezuela. Inicialmente, Trump havia dado à Chevron 30 dias, a partir de 4 de março, para encerrar essa licença.
As duas medidas tomadas em conjunto aliviam um pouco a pressão sobre a Chevron e, ao mesmo tempo, colocam mais pressão sobre outros consumidores de petróleo venezuelano, embora seja incerto como o governo Trump aplicará a tarifa.
Os futuros do petróleo Brent subiram 1,2%, a US$73 por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA subiu 1,2%, a US$69,11.
Também contribuindo com um teto para os preços, a Opep+ provavelmente prosseguirá com o aumento planejado da produção de petróleo em maio, disseram as fontes, enquanto as negociações continuaram para acabar com a guerra na Ucrânia, o que poderia aumentar o fornecimento de petróleo russo para os mercados globais. (Por Arathy Somasekhar)

No Comment! Be the first one.