O município de Pau Brasil, no sul da Bahia, vive um momento crítico no início da nova gestão. Além de herdar uma grave crise financeira e administrativa, o prefeito recém-empossado enfrenta um desafio alarmante: a possibilidade de fechamento do único hospital da cidade, o Hospital Municipal de Pau Brasil (HAM).
Auditoria aponta irregularidades graves
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) concluiu, recentemente, uma auditoria no HAM, iniciada em 2024, após denúncias encaminhadas pelo Ministério Público Estadual. O relatório apontou uma série de irregularidades que culminaram na recomendação do fechamento da unidade. Caso isso ocorra, a população de Pau Brasil será gravemente impactada, ficando sem acesso a serviços essenciais de saúde.
Falhas na transição e falta de informações
A secretária de Saúde de Pau Brasil, Glaucia Almeida, revelou que a equipe de transição não recebeu informações completas sobre a situação do hospital. “Apesar de diversas tentativas, a gestão anterior não trouxe os dados necessários. Em julho, o município foi notificado da auditoria, mas a ex-secretária Daiane Barros e o diretor do hospital, mesmo cientes, não comunicaram os problemas à equipe de transição”, afirmou Glaucia.
Prefeito busca reverter decisão
O prefeito de Pau Brasil, Robison (PT), declarou estar mobilizado para evitar o fechamento do hospital e minimizar os impactos da decisão da SESAB. “Não sei se estou assustado ou indignado. Se nossos adversários continuassem governando por mais quatro anos, não sobraria nenhum prédio público na cidade. Já estamos em Salvador para tentar reverter essa situação. O governador e a secretária Roberta têm sido solidários conosco”, disse o gestor.
Ele também informou que, nesta semana, cerca de R$ 400 mil em equipamentos começarão a ser instalados no hospital para adequá-lo às normas exigidas. Acompanhado da secretária de Saúde e do líder do governo na Câmara, vereador Nego Elder (PT), o prefeito. (Por João Matheus)

No Comment! Be the first one.