O Aeroporto de Ilhéus foi tema central de uma fala do Vereador Paulo Carqueija (PSD-Foto) durante a sessão ordinária da última terça-feira (18/11). O parlamentar discorreu sobre a importância, as dificuldades e as alternativas para o equipamento, destacando a existência de obstáculos que impedem pousos por instrumentos e oneram o custo das passagens para a região.
Carqueija iniciou seu discurso relembrando a audiência pública de dezembro de 2024, quando, a seu convite, o Comandante e piloto Alexandre Reis apresentou um diagnóstico técnico sobre o aeroporto. Na ocasião, ficou claro que os problemas são “passíveis de superação técnica”, dependendo, portanto, de “determinação, força e boa vontade política”, conforme relatou o vereador.
*Obstáculos suspeitos e o papel da concessionária*
Em busca de respostas, o vereador disse ter visitado recentemente a concessionária SOCICAM, o Aeroclube de Ilhéus e a Secretaria de Turismo. Foi informado de que uma série de obstáculos físicos no entorno força as aeronaves a realizarem pousos por “visual humano” (VFR), um procedimento mais suscetível a condições climáticas. Essa limitação eleva a taxa de arremetidas (manobras de abortar pouso) e, consequentemente, os preços dos bilhetes aéreos.
Carqueija fez uma revelação crucial: quando a SOCICAM assumiu a administração do aeroporto, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão técnico máximo da aviação, havia identificado 60 obstáculos que impediam os pousos por instrumentos, sendo a maioria de “fácil superação”. (agravo)

No Comment! Be the first one.