O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, nesta terça-feira (16), às 19h, a sessão solene de posse do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva (foto ilustração) como integrante efetivo da Corte em uma das vagas destinadas a ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Atualmente, o magistrado é ministro substituto do TSE, cargo que ocupa desde fevereiro de 2024. Indicado pelo plenário do STJ, o ministro assume a vaga da ministra Isabel Gallotti, que encerrou o biênio como ministra titular do TSE no dia 21 de novembro deste ano.
Após a solenidade, será realizada a eleição para o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral.
Perfil
Natural de São Paulo, Ricardo Villas Bôas Cueva é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre pela Universidade de Harvard (Estados Unidos) e doutor pela Universidade de Frankfurt (Alemanha).
Em 2011, foi nomeado ministro do STJ, em vaga destinada a membro da advocacia, após indicação pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Desde a posse no STJ, compõe a Segunda Seção e a Terceira Turma, especializadas em Direito Privado. Em abril de 2023, passou a integrar a Corte Especial em vaga decorrente do falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino.
Antes de chegar ao STJ, foi procurador do estado de São Paulo e da Fazenda Nacional, além de ter atuado como advogado e conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). (Fonte: TSE)

No Comment! Be the first one.