A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, alertou para os riscos da desinformação e da manipulação de novas tecnologias, inclusive da inteligência artificial (IA), nas eleições deste ano. A magistrada fez a advertência ao abrir o Seminário da Justiça Eleitoral sobre Segurança, Comunicação e Desinformação nesta terça-feira (27), na sede do Tribunal, em Brasília. A ministra afirmou que a dúvida corrói as bases democráticas do processo eleitoral, que precisa ser garantido de maneira íntegra e tranquila. (Foto ilustração)
Ao abordar os impactos da disseminação de informações falsas, a ministra destacou que o uso indevido dessas tecnologias pode comprometer a liberdade de escolha do eleitor e contaminar o voto. Segundo ela, a desinformação deforma a realidade, ilude o cidadão e fragiliza o direito constitucional à informação. “Pode levar alguém a votar acreditando em uma falsidade e, depois, perceber que jamais teria feito aquela escolha se conhecesse a verdade”, afirmou.
Para a presidente do TSE, o enfrentamento da desinformação é hoje uma preocupação global e exige respostas firmes, responsáveis e articuladas entre as instituições. “Encontros como este seminário permitem o compartilhamento de experiências e o aprimoramento das estratégias de atuação conjunta entre as entidades”, afirmou, ao elencar que a confiança da sociedade nas instituições é o que garante a democracia.
A ministra disse que a Justiça Eleitoral, em parceria com outros órgãos públicos, está preparada para as novas situações que se apresentarem. “Temos desafios novos, desafios que são os de sempre, mas desafios inclusive inéditos, questões que nunca existiram. Uma delas é a questão da chamada desinformação”, salientou.
Ela destacou a relevância da parceria com a Polícia Federal, os tribunais regionais eleitorais (TREs), as Forças Armadas, a imprensa livre e demais instituições públicas. “O poder público é um sistema. Cada órgão tem suas atribuições, mas é na atuação conjunta que ampliamos nossa capacidade de oferecer excelência à cidadania”, disse Cármen Lúcia. (Fonte: TSE)


No Comment! Be the first one.