“Precisamos continuar reforçando a importância do cuidado e da promoção da saúde para a população brasileira”. Foi dessa forma que a ministra Nísia Trindade abriu o evento em comemoração ao Dia Nacional da Saúde. A ação aconteceu nesta quarta-feira (7), no estacionamento do edifício sede do ministério, e teve o objetivo de conscientizar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável. Para isso, estão sendo ofertados ao longo do dia serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, massagem, auriculoterapia, yoga, ginástica laboral e oficina de primeiros socorros. (Foto ilustração)
Na ocasião, a ministra também aproveitou para ressaltar o avanço significativo da imunização em todo o país. “Com a volta do Zé Gotinha e do Movimento Nacional pela Vacinação, tivemos uma grande conquista com o aumento das coberturas vacinais”, relembrou Nísia Trindade. Em julho, o Brasil deixou a lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas, fato reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Unicef.
“Organizamos diversos serviços de saúde aqui em conjunto com outras secretarias do ministério. A ideia é que as pessoas aproveitem os atendimentos e também busquem conversar, debater e refletir sobre a necessidade de promoção da saúde”, disse o secretário da Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.
Para Sandra Teixeira, 52, funcionária há 17 anos da Biblioteca do Ministério da Saúde, o evento foi uma oportunidade de atualizar sua caderneta de vacinação. “Com a rotina do dia-a-dia, acabo não tendo tempo de ir a uma unidade básica de saúde, aproveitei a chance e me vacinei. Também fiz uma sessão de auriculoterapia. Foi muito bom”, declarou. Outro servidor que aproveitou para colocar a vacinação em dia foi João Bosco, 61, que atua há 40 anos na pasta da Saúde. “Uma ação como essa nos motiva a querer ter uma vida mais saudável, nos preocupar com nossa saúde e deixar o sedentarismo de lado. Agora, todas as minhas vacinas estão atualizadas”, celebrou. (Camilla Nunes)

No Comment! Be the first one.