Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), anuncia a publicação de editais para dois cursos de especialização em saúde coletiva, com inscrições abertas entre 18 de novembro e 2 de dezembro. Promover a educação permanente em saúde digital é um pilar importante do programa SUS Digital. (Foto ilustração)
O primeiro curso terá concentração em Saúde Digital, enquanto o segundo se dedicará ao Monitoramento e Avaliação em Saúde. Ambos serão oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD), com duração de 12 meses (375 horas) e início das aulas previsto para janeiro de 2025.
Os dois cursos de pós-graduação lato sensu ofertarão 300 vagas cada, destinadas a profissionais de nível superior que residem no Brasil e atuam nos serviços públicos de saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Um aspecto inovador destes editais é que a distribuição das vagas levará em consideração o Índice de Critérios de Saúde Digital (ICSD), elaborado pelo Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (Demas), com base em estudos fundamentados nas desigualdades sociodigitais existentes no país.
A partir do cálculo do ICSD municipal, as macrorregiões de saúde foram reunidas em cinco grupos formados por municípios com características similares de fragilidade social e desigualdade regional. Assim, a média de cada intervalo do ICSD foi utilizada para definir, proporcionalmente, o quantitativo de vagas a ser ofertado em cada um destes grupos. Essa abordagem visa promover uma distribuição mais equitativa das vagas, priorizando regiões com maior vulnerabilidade sociodigital.
Editais disponíveis
Os editais para os dois cursos de especialização em Saúde Coletiva podem ser acessados em:
– Área de concentração em Monitoramento e Avaliação em Saúde – Área de concentração em Saúde Digital. (MS)
No Comment! Be the first one.