Osecretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, conhecido como Berger, participou, na terça-feira (11), do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), em Brasília. Durante o painel “Mais Saúde para o seu Município”, ele ressaltou a responsabilidade dos novos gestores na condução de suas cidades, especialmente na gestão da saúde pública.
“Estamos apresentando aqui os programas que as prefeituras podem e devem acessar e, mais do que isso, os quais devem participar ativamente. São investimentos essenciais para o fortalecimento do SUS e para ações que impactam diretamente a saúde da população”, afirmou Berger.
Para o secretário, a gestão tripartite do SUS – com responsabilidades divididas entre os governos federal, estadual e municipal – exige uma cooperação constante entre os gestores municipais e o Ministério da Saúde.”Somos um sistema tripartite e dependemos uns dos outros”, destacou.
Berger informou que o ministério terá um orçamento de R$ 7,2 bilhões para vacinas em 2025, com aumento da cobertura vacinal com 16 vacinas no calendário infantil. A meta é adquirir 260 milhões de doses. Já o Plano de Ação para Redução da Dengue e de outras Arboviroses conta com um investimento de R$ 1,5 bilhão.
O secretário executivo enfatizou a importância de as prefeituras terem acesso a informações sobre as ações de saúde para que possam tomar decisões fundamentadas e se integrar aos processos da pasta. “Existe uma premissa no Ministério da Saúde que é criar ações que beneficiem a população, com a colaboração dos gestores municipais, evidenciando o objetivo comum de melhorar a saúde pública”, definiu. (Bianca Estrella)

No Comment! Be the first one.