Durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece entre os dias 19 a 22 de maio, dois espaços da programação paralela vão tratar de Defesa Civil, Gestão Climática e Prevenção de Desastres. Os temas estarão em destaque em Arenas Técnicas e entre os assuntos em debate os gestores municipais poderão saber mais sobre riscos de desastres; gerenciamento de desastres no Brasil; capacitação municipal em Defesa Civil; e sobre atuação dos Consórcios Públicos para lidar com os desastres. (Foto ilustração)
Os participantes terão acesso a informações importantes para fortalecer a gestão local e aprimorar a atuação dos Municípios diante dos desafios impostos pelos desastres e pelas mudanças climáticas.
Confira a programação preliminar:
Data: 20/5 – às 16h15
Arena “Boas Práticas Municipais no Gerenciamento de Desastres”
A mesa será dedicada à apresentação e ao debate de ações bem-sucedidas implementadas por Municípios no gerenciamento de desastres. Serão abordadas experiências ligadas à resposta emergencial, como socorro, ajuda humanitária, reabilitação e reconstrução de áreas afetadas. A proposta é capacitar gestores municipais e compartilhar estratégias eficazes que minimizem os impactos dos desastres, cada vez mais frequentes e intensos.
Data: 21/5 – às 9h
Arena “Gestão Climática e a Gestão de Riscos e de Desastres: as oportunidades para Municípios por meio do Conclima”
Esta arena destaca o desequilíbrio das responsabilidades atribuídas aos Municípios pela Lei 12.608/2012 (Política Nacional de Proteção e Defesa Civil), bem como a emergência climática enfrentada por estes Entes devido às mudanças climáticas, e apresenta o Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres (Conclima), criado pela CNM para oferecer apoio técnico aos gestores locais no enfrentamento dos desafios climáticos, por meio do incentivo a soluções inovadoras e de amplo alcance. O espaço contará com palestras sobre obrigações municipais em defesa civil e ações do consórcio, com foco no enfrentamento dos riscos de desastres e na captação de recursos para prevenção e recuperação.Como participar
Para participar da edição da Marcha é necessário fazer a inscrição no site oficial do evento. Prefeitos de Municípios filiados à entidade têm inscrição gratuita. Confira toda programação no site oficial do evento. (Fonte: CNM)
No Comment! Be the first one.