O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o veto do PL da Dosimetria, que beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta (8). A assinatura foi feita ao fim do discurso de Lula durante a cerimônia que marca os três anos desde os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. (Foto ilustração)
O PL da Dosimetria foi aprovado pelo Congresso no fim do ano passado e reduziria as penas dos condenados pelos atos antidemocráticos. Um dos beneficiados seria Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão. No discurso, Lula não citou Bolsonaro em nenhum momento, mas ressaltou que democracia venceu sobre aqueles que defendem regimes de exceção. “Eles foram derrotados, o Brasil e povo brasileiro venceu”, disse.
Lula elogiou, ainda, a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal) e disse que todos os condenados tiveram amplo direito de defesa. Na fala, o presidente também fez uma alusão ao seu próprio julgamento, que posteriormente foi anulado, ao dizer que os acusados de golpe de Estado não foram julgados com base em “PowerPoint fajutos”. “Todos eles tiveram amplo direito de defesa, foram julgados com transparência e imparcialidade e condenados com base em provas robustas e não com ilegalidades em série, meras conficções e PowerPoints fajutos”, destacou. (Thays Martins)

No Comment! Be the first one.