O Ministério Público instaurou um procedimento de acompanhamento de política pública para monitorar a execução das despesas do município de Juazeiro, administrado pelo prefeito Andrei da Caixa (MDB), na preparação do evento festivo “O Carnaval do Brasil começa aqui”, previsto para ocorrer entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026. A portaria assinada pela promotora de justiça titular da 8ª Promotoria de Juazeiro destaca a importância de fiscalizar os gastos públicos com festas e eventos, garantindo que as contratações sigam rigorosamente a legislação e que os recursos atendam ao interesse coletivo.
A decisão surge após o cancelamento do Carnaval de 2025 em Juazeiro devido à crise financeira, com endividamento estimado em cerca de R$ 300 milhões e dificuldades no pagamento de servidores. Com a retomada da festa em 2026, o MP-BA acompanhará não apenas a legalidade das contratações e despesas, mas também a aplicação dos recursos públicos em ações que promovam a cultura e beneficiem a população de forma efetiva.
O acompanhamento do Ministério Público abrange gastos, contratações, logística e impacto social do evento, sem prejuízo de futuras investigações caso sejam detectadas irregularidades. Entre os pontos discutidos com a prefeitura estão a segurança, mobilidade e atrações confirmadas para o Carnaval 2026, incluindo Ivete Sangalo, Bell Marques, Psirico e Luiz Caldas, reforçando a retomada da festa após o cancelamento do ano anterior. (Da Redação)

No Comment! Be the first one.