“Além das aulas dos professores serem de extrema importância, o aulão ajuda a gente que não tem tanta oportunidade a ter uma chance de concorrer com a vaga no ENEM para universidades e outras coisas. Além também de ajudar no aprendizado em si.” A declaração é de Milena Oliveira Souza, de 16 anos, que vai tentar Direito na UNEB e representa a voz de muitos jovens beneficiados pelo Aprova Juazeiro, programa promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude (SMJ). A iniciativa tem se consolidado como uma grande aliada dos estudantes que sonham em ingressar no ensino superior.
No sábado (01/11), o Colégio Lomanto Júnior recebeu o terceiro ciclo de aulões do programa, com aulas de redação, ministradas pela professora Jô Santos, e de biologia, com a professora Mary Ann, voltadas para revisão de conteúdos e estratégias fundamentais para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro.
Entre os participantes, o clima é de foco e determinação. Pedro Henrique dos Santos, que quer cursar Administração, contou como se sente. “A minha expectativa é alta, porque já é o segundo ano que eu tento. Quero tirar uma nota boa este ano. O Aprova me ajuda a organizar os estudos para fazer o ENEM.”
Para a secretária da Mulher e Juventude, Érica Daiane, o Aprova Juazeiro é uma política pública de grande impacto na vida dos jovens. “O Aprova Juazeiro, que hoje é uma lei municipal, é um caminho importante numa política para incentivar o acesso à universidade. Temos, inclusive, um histórico de aprovação nas universidades da região, nas universidades públicas, e são aulas diárias, agora mais próximas às provas de vestibular e ENEM, aulões, professores altamente qualificados. Então a gente tem um índice de jovens da periferia, jovens que não conseguem pagar um curso para vestibular e têm acesso através desse incentivo da Prefeitura Municipal para ingressar nos cursos da região, e a gente garante a formação de profissionais para o mercado de trabalho nas diversas áreas que a sociedade precisa. Então, tem desde os cursos da UNEB, da UNIVASF, das outras faculdades, muitos ingressos até por outros programas federais como o PROUNI. Então, isso é uma importância para a gente garantir sobretudo a juventude de Juazeiro acessando a universidade.” (Ascom/PMJ)

No Comment! Be the first one.