O Ministério Público do Trabalho (MPT) quer ajudar pessoas que moram na rua a construir condições de empregabilidade por meio de uma escuta atenta e de um acompanhamento individualizado. (Foto ilustração)
O órgão participa, nos dias 19 e 20 de agosto, do mutirão PopRuaJud em Itabuna 2025. Membros e servidores do órgão vão prestar atendimento direto à população em situação de rua ou vulnerabilidade, com a aplicação de questionário voltado à inclusão em ações de qualificação e empregabilidade. O evento será realizado das 9h às 17h, na Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhães Neto, na Praça José Bastos, centro da cidade.
O objetivo é mapear as necessidades do público atendido e encaminhar, de forma personalizada, para oportunidades de capacitação profissional e trabalhos formais. A escuta será feita por membros e servidores do MPT em um ponto de atendimento, voltado a direitos sociais e trabalhistas. O PopRuaJud é promovido pelo MPF em Ilhéus e pela Justiça Federal, com apoio da Prefeitura de Itabuna, do MPT e de diversas instituições do sistema de justiça e órgãos públicos das áreas de saúde, assistência e cidadania.
A atuação do MPT em Itabuna dá continuidade ao trabalho iniciado em Salvador, onde, nos dias 10 e 11 de julho, o MPT também participou de um grande mutirão de atendimento. A equipe do órgão ouviu mais de 50 pessoas em situação de rua, que foram cadastradas para inserção no mundo do trabalho. Na ocasião, além da escuta qualificada, o órgão distribuiu materiais informativos e, nos dias que antecederam o evento, promoveu campanha de arrecadação de donativos, como roupas, agasalhos e itens de higiene.
O PopRuaJud integra a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem como foco ampliar o acesso à justiça e a serviços públicos essenciais por meio de uma atuação articulada entre o sistema de justiça e demais instituições públicas. Para casos relacionados ao INSS, a Prefeitura de Itabuna realizará triagens prévias nos dias 4, 5 e 6 de agosto, na Unex (sala do Núcleo de Apoio Jurídico) das 8h às 12h e das 14h às 17h (no dia 6, apenas pela manhã). O INSS e o TRE-BA também divulgaram orientações específicas sobre a documentação necessária para os atendimentos durante o mutirão. Para conferir as listas completas, clique aqui para a lista do INSS e clique aqui para a lista do TRE-BA. (Ascom/MPTBA)

No Comment! Be the first one.