Funcionários do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, ainda não receberam o salário de novembro, denuncia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana. O pagamento deveria ter sido feito até o último dia 6. (Foto ilustração: HRCC)
Nesta segunda-feira (16), os trabalhadores fizeram assembleia extraordinária e decidiram que vão paralisar suas atividades a partir de quinta-feira (19), caso não sejam pagos até quarta (18). O presidente do Sintesi comunicou a decisão à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDH), que administra o hospital do Governo da Bahia.
Raimundo Santana afirmou que o IBDAH não pode ser responsabilizado sozinho pela situação dos trabalhadores. Segundo ele, a responsabilidade pelo atraso do pagamento também é da Sesab. Ainda conforme o dirigente sindical, a Pasta não passou o valor referente à folha de novembro ao Instituto. O valor é de quase R$ 7 milhões, acrescentou.
OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com as assessorias do IBDAH e da Sesab. De acordo com a Secretaria, o Instituto é responsável pelo pagamento dos direitos trabalhistas dos profissionais. “A Secretaria da Saúde do Estado faz repasses regulares e consecutivos a todos os seus prestadores”, acrescentou a Pasta, em nota. Nos bastidores, a informação é que a Sesab, porém ainda não efetuou o pagamento à empresa gestora. O IBDAH não se manifestou. (pimenta)

No Comment! Be the first one.