A primeira turma de estudantes do último semestre de Enfermagem, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), iniciou na última quarta-feira (11) o estágio supervisionado que terá a duração de três meses, em setores estratégicos da instituição. Esta turma é pioneira neste modelo de estágio regulado pela Escola de Saúde Pública da Bahia, cuja missão é integrar as ações de todos os níveis de formação em saúde promovendo a capilarização das ações da saúde e contribuindo com os processos de regionalização e interiorização dos serviços de saúde e educação em saúde. (Foto ilustração)
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, Ayalla Rodrigues, destaca que esta turma pioneira é formada por 26 estudantes. “Este é o estágio que tem uma importância grande, por que é quando realmente o estudante passa a se enxergar como um enfermeiro gestor, com um olhar mais administrativo e não só assistencial”, explica.
No primeiro dia da ação, Kayne Nascimento Teixeira, de 24 anos, já acompanhava as ações na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA). Ela lembra que seu projeto inicial era seguir a carreira militar. Natural do município de Santa Cruz da Vitória, a 104 quilômetros de Ilhéus, o desejo pela enfermagem surgiu quando precisou acompanhar um familiar ao hospital. Hoje se define como uma apaixonada pela pediatria. “É a área que eu quero seguir”, assegura. Kayne disse ter encontrado no Materno-Infantil de Ilhéus uma referência no atendimento. “Já no primeiro dia percebi que o cuidado não é superficial. É humanizado, feito por profissionais de excelência”, resume. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.