O Ibovespa (IBOV) continuou a ceder à pressão do risco fiscal, com a perspectiva de que o pacote fiscal só deve ser aprovado pelo Congresso Nacional no próximo ano. (Foto ilustração)
Nesta segunda-feira (16), o principal índice da bolsa brasileira caiu 0,84%, aos 123.560,06 pontos.
No cenário doméstico, os investidores aumentaram a aversão ao risco. Os economistas consultados pelo BC também elevaram as projeções para inflação e dólar para 2024 e 2025, no primeiro Boletim Focus após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a Selic a 12,25% ao ano.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na capital paulista para discutir as medidas fiscais. Ele disse que o presidente fez um apelo para que as propostas do governo não sejam desidratadas.
Ontem (15), Lula afirmou que ninguém tem mais responsabilidade fiscal do que ele, e voltou a criticar a taxa de juros, em entrevista ao “Fantástico”, da Globo.
O presidente disse que o governo fez “aquilo que é possível” ao mandar o pacote fiscal para o Congresso Nacional. Ele também afirmou que “a única coisa errada nesse país é a taxa de juros estar acima de 12%”. “Essa é a coisa errada. Não há nenhuma explicação”, acrescentou Lula. (Por Liliane de Lima)

No Comment! Be the first one.