Servidores do IBGE ficaram insatisfeitos com a publicação de um prefácio assinado pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), no periódico “Brasil em Números 2024”, divulgado na terça-feira, 28, no Recife. (Foto ilustração)
Em carta aberta, os técnicos Ana Raquel Gomes da Silva, da Gerência de Sistematização de Conteúdos Informacionais (GECOI), e Leonardo Ferreira Martins, da Gerência de Editoração (GEDI), disseram que o prefácio está em “frontal desacordo com as boas práticas institucionais e sem qualquer preocupação com a possibilidade” de que o texto pudesse caracterizar “propaganda política” em um periódico tradicional da Casa, “o que constitui algo absolutamente inédito no IBGE”.
Para os servidores, o texto “recebido e aprovado” pela Direção, chefiada por Márcio Pochmann (foto), “enaltece estatísticas do Governo de Pernambuco e discorre sobre ações e programas de sua gestão”.
“Conteúdos de tal natureza, característicos de campanhas eleitorais, não se coadunam com a neutralidade técnica que deve nortear a produção editorial do IBGE, sobretudo em uma publicação com abrangência geográfica nacional”, conclui a carta. (oantagonista)

No Comment! Be the first one.