Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, o Hospital Juliano Moreira (HJM) realiza, no dia 24 de setembro, um seminário para discutir sobre temas importantes para a categoria. A atividade acontece das 8h às 12h, no auditório da instituição, localizada no Largo de Narandiba, em Salvador. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://shre.ink/tgHY. Serão disponibilizados certificados por participação. (Foto ilustração)
A coordenadora do serviço de farmácia do HJM, Thaise Paranhos, explica que o objetivo do evento é homenagear e valorizar os profissionais farmacêuticos, destacando o papel essencial que desempenham no cuidado à saúde e na promoção do uso racional de medicamentos.
“25 de setembro é o dia internacional do farmacêutico; data simbólica. Pelo seminário, podemos reconhecer o compromisso, a dedicação e contribuição técnica desses profissionais à saúde como todo; mas, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde [SUS] e do HJM, que é um hospital moderno e tem como missão oferecer assistência especializada em saúde mental de forma humanizada. Queremos não apenas celebrar a nossa profissão, mas também criar um espaço de aprendizado e troca de experiências para o fortalecimento da atuação farmacêutica na saúde mental”, explica Paranhos.
A mesa de abertura do seminário será composta pelo diretor geral, Antonio Freire; pelo diretor médico, Pedro Gama; pela diretora clínica, Maíra Moromizato e pelo diretor administrativo, Wagner Ferraz e pelo presidente do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA), Mário Martinelli Júnior. Em seguida, a programação incluirá três palestras com reflexões na interface de farmacologia e saúde mental.
A primeira palestra ocorrerá das 9h30 às 9h50, com a farmacêutica Solange de Oliveira Santana Filha, que abordará a “História da farmácia do HJM”. Na sequência, de 10h20 às 11h, o farmacêutico Gleidson Cardoso Spínola ministrará a segunda palestra, com tema “Uso do canabidiol no controle da Epilepsia Refrataria: avanços, evidências e segurança”. Das 11h às 11h 40, o farmacêutico Thairone Moura da Silva dialogará sobre a “Eficácia do uso da Cetamina em pacientes portadores de depressão grave com risco de suicídio”.
Após as palestras, será aberta uma seção de interação entre os palestrantes e o público, até às 12h, encerrando a programação do evento. (Ascom/Sesab)

No Comment! Be the first one.